Com três pernas, gêmeos siameses são separados em cirurgia com 51 profissionais

Embora o estado de saúde seja grave, os gêmeos siameses Arthur e Heitor Brandão, de cinco anos, já estão separados e se recuperam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno Infantil, em Goiânia. De acordo com o portal R7, o procedimento de separação das crianças foi realizado com sucesso e durou 15 horas. 
 
Ainda segundo o portal, Heitor saiu da cirurgia às 1h20 e Arthur, às 1h50. Uma equipe, composta por 51 profissionais e liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, iniciou a cirurgia por volta de 10h30 da manhã de terça-feira (24). Apesar do clima de apreensão, a mãe e o pai dos meninos, Eliana Rocha Brandão e Delson Brandão, estão confiantes.
 
Segundo o portal R7, os gêmeos siameses nasceram no dia 8 de abril de 2009, unidos pelo tórax, abdome e bacia, compartilhando o fígado e genitália. A princípio, a equipe médica acreditava que os dois também compartilhavam a bexiga, mas durante a cirurgia constataram que ambos tinham o órgão, assim como o intestino. Os gêmeos possuíam três pernas e, por ser malformada, uma delas foi extraída. A equipe aproveitou a pele e os ossos do membro para reconstrução de outras partes do corpo.
 
No decorrer da noite, foram feitas as divisões dos órgãos intra-abdominais e as equipes ortopédicas e de cirurgia plástica finalizaram a operação dos siameses. De acordo com o diretor técnico do hospital, Gustavo Meneguelli, a operação aconteceu conforme o planejado e sem nenhuma complicação.
 
Essa foi a décima vez que gêmeos siameses foram separados no Hospital Materno Infantil, já que é o único do País a realizar esse tipo de procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), comentou Calil. “De todas as cirurgias já realizadas, somente duas crianças morreram. Em janeiro, as gêmeas Ane Gabriele e Ane Beatriz tiveram falência múltipla dos órgãos depois da separação e não resistiram”, acrescentou. 

Postar um comentário

0 Comentários